Publicado em 03/01/2015 - 00:59 e atualizado em

Editorial: Não deixe seus filhos soltarem pipa




pipa

O site Japeri Online traz uma matéria de utilidade pública de muita importância que pode ter dois títulos: “OS PERIGOS AO ANDAR DE MOTO EM TEMPOS DE PIPA” ou “SOLTAR PIPA COM CEROL DEVE SER CRIME HEDIONDO!”.

Nesta quinta, da 1º, uma moradora de Japeri de  aproximadamente 19 anos quase perdeu a vida ao passar de moto na Via Dutra quando foi atingida por uma linha de pipa possivelmente com cerol. Por sorte familiares estavam próximo e conseguiram socorrê-la a tempo.

Esse acidente não é algo que pode-se dizer “isso não vai acontecer comigo”, pelo contrário. isso está mais próximo do que se pode imaginar. Uma pipa cheio de cerol em suas linhas pode estar sendo empinada por um criminoso ignorante de 10 ou de 40 anos bem na porta da sua casa.

Se você vir alguém soltando pipa com cerol, DENUNCIE!!!!

O cerol  é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), que é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas. É importante frisar, também, sobre a linha chilena, que chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol. A linha chilena é feita a partir de quartzo moído e óxido de alumínio.

QUAIS OS RISCOS QUE ELE PODE CAUSAR PARA O NOSSO CORPO?

Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta, pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos. Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos.

Perigos para quem solta pipa

Não é só quem passa pelas ruas que podem sofrer danos irreparáveis ao solta pipa. Quem solta pipa também corre grandes riscos como:  choques elétricos, quedas de lajes e atropelamentos.

Cerol é crime

Comercializar ou utilizar o produto é crime, porém num país onde as leis não são cumpridas, cabe a cada cidadão recriminar essa prática que não tem nada de saudável e produtiva.

Basta ver o perfil de pessoas que praticam essa “brincadeira mortal” que tem apenas o objetivo de “cortar” a outra pipa que está no ar, acabando assim com uma brincadeira que poderia ser sadia.

Uma brincadeira que tem um alto risco tanto para que pratica e para quem não pratica deveria ser abolida das nossas vidas.

Com informações de:
http://www.kitpipa.com/
http://claudiosuzuki.jusbrasil.com.br

Fundador e Editor do Site Japeri Online




Últimas Notícias