Publicado em 17/03/2015 - 01:12 e atualizado em

PROJETO ANDA JAPERI – CAMINHADAS NA NATUREZA




Programação do Projeto para 2015

CIRCUITO APA PEDRA LISA – 25 DE ABRIL – mais informações clique aqui
CIRCUITO PONTE PRETA – 13 JUNHO
CIRCUITO APA PICO DA CORAGEM – 08 AGOSTO
CIRCUITO ÁGUAS DO SÃO PEDRO – 12 DE SETEMBRO
CIRCUITO ÁGUAS DO SANTO ANTÔNIO – 07 DE NOVEMBRO

 


O Projeto Anda Japeri – Caminhadas na natureza é uma proposta para estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da realização de caminhadas no meio rural, as quais são internacionalmente conhecidas como Esportes Populares.

A ideia nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas pela guerra. Com o crescimento da atividade turística e em função da riqueza cultural e paisagística destas regiões, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração e inclusão social entre as populações regionais, caracterizando-as, como atividades populares democráticas.
(Anda Brasil.2006)

Atualmente, as caminhadas são praticadas em cerca de 50 países, são mais de 7.500 circuitos e 20 milhões de adeptos. Sempre organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente em confederações e com a normalização internacional do Internacionaler Volksporter Verbunder – Federação Internacional dos Esportes populares – IVV, com sede na França. (Anda Brasil.2013)

No Brasil, em 2006, fundou-se a ANDA BRASIL – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social, no estado do Rio de Janeiro. A Anda Brasil é responsável pela formatação, promoção, disciplina, coordenação e cadastro dos circuitos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 500 circuitos cadastrados, em 19 estados em todo Brasil. Como esporte popular e não competitiva, pode ser praticado por todas as pessoas: famílias; crianças; jovens/adolescentes; melhor idade; portadores de necessidades especiais e individualmente ou coletivamente, pois é uma atividade de inclusão social. (Anda Brasil.2013)

As caminhadas são eventos onde se promove o meio rural, com a valorização de suas atividades e aliando os negócios gerados a partir de um aumento da demanda do turismo. Os circuitos de caminhadas no meio rural ocorrem em ambientes de agricultura familiar, promovendo e estimulando a integração e inserção social de todos os envolvidos no processo. A formatação do trajeto do circuito segue uma lógica, que permite ao caminhante observar as características geográficas do ambiente: a existência de práticas agroecológicas; a valorização da arquitetura local e que privilegie a paisagem rural. O caminhante recebe informações de caráter de educação ambiental, aumentando a riqueza do evento.

Nas Caminhadas há uma Feira de produtos locais, demonstrando os diversos patrimônios culturais, agrícolas, ambiental e histórico da comunidade. E para aumentar a permanência do caminhante na comunidade rural são oferecidos outros serviços de lazer.

O Calendário Nacional de Caminhadas na Natureza visa possibilitar intercâmbio entre os praticantes da atividade, assim como acontece em mais de 50 países filiados ao Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV). As Caminhadas são divulgadas também em Catálago Francês da FFSP e Catálago Internacional – IVV, além de: Mídia Eletrônica, Site e Mailing da Anda Brasil e em Feiras e Eventos (ABAV, Salão de Turismo, SITV – Salão Internacional de Viagens e Turismo/França, Walking Rio, Conotel, Brite, FeiraTur, RuralTur, entre outros).

Os caminhantes que participam de Caminhadas na Natureza nos Circuitos Credenciados pela ANDA BRASIL recebem gratuitamente Cadernetas Internacionais do IVV, com direito a 10 participações, e em cada caminhada há um carimbo personalizado referente ao circuito percorrido. Ao completar a Caderneta, a ANDA BRASIL providencia o registro das informações e emite em conjunto com a IVV o Certificado de Participação Personalizado, com bonificações progressivas e uma nova caderneta com 20 participações para completar com novas atividades Esportivas Populares.

Mais informações

IKA – Instituto Kerygma Ambiental – CNPJ – 19.498.495/0001-59

Estrada Daniel – 28 – Chácara Izkor – Bairro Santa Terezinha

Japeri – RJ – Brasil – Cep.: 26420-240

Tels.: 21-  99367-0208

Fundador e Editor do Site Japeri Online




Últimas Notícias

Abrace o Grupo Código

3 dias atrás