Publicado em 03/06/2015 - 17:18 e atualizado em

Prefeitura promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente




image

Ações ambientais já começaram em Japeri

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho ainda não chegou, mas a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) de Japeri já está realizando ações em comemoração desta data. Nesta terça (02/06) e quarta (03/06) a equipe da SEMADES mobilizou a população para a Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira com a distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a distribuição de panfletos educativos. Nos dias 9 e 10 de junho estarão na Avenida Leni Ferreira – centro de Japeri, entre 10h e 16h.

Dentre as atividades oferecidas pela SEMADES estão: coleta de resíduo de óleo de cozinha e material reciclável, agendamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), preenchimento de fichas de denúncias ambientais, solicitação de corte/poda de árvores e a distribuição de 800 mudas nativas da Mata Atlântica, 400 doadas pela CEDAE e 400 doadas pela entidade Ambientalista Onda Verde.

Além das atividades citadas, no dia 03/06 foi exibido na Câmara Municipal de Japeri o curta/documentário “A história das coisas”. A sessão aconteceu durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). Finalizando as ações ambientais, no dia 13/06 ocorrerá a segunda Caminhada na Natureza: Circuito Ponte Preta. Esta atividade faz parte do projeto Anda Japeri em parceria com a Prefeitura Japeri e o Instituto Kerigma Ambiental (IKA).

De acordo com o secretário de Ambiente José Arnaldo Anjos, além de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente estas ações servem para mobilizar a população na defesa do patrimônio ambiental. “O foco é a recuperação da Mata Atlântica para a qualidade de vida no município de Japeri”, disse o secretário acrescentando que em Japeri, somente 1% da área verde pertence a Mata Atlântica e está localizada no Pico da Coragem.

A campanha de conscientização aconteceu também com as crianças. Elas tiveram um espaço reservado a pintura, com ilustrações que as incentive desde cedo a não poluir o meio ambiente. Layane Silva, 7 anos e Kayllane Silva, 4, que estavam acompanhadas da tia Isabella Barbosa, 16 anos, não perderam tempo e foram colorir. Por sua vez, a tia ganhou uma muda da espécie de árvore saboneteira que será mais uma árvore em seu quintal no bairro Guandu.

Os secretários de Defesa Civil Reginaldo Leão e Agricultura e Pesca José Alves do Espirito Santo compareceram com suas equipes para dar suas contribuições. “O objetivo da conscientização é evitar desastres futuros. Quando realizamos essa parceria, consequentemente melhoramos a qualidade de vida da população”, declarou Reginaldo Leão.

 

Lixo na Rua? Só na hora da coleta!

A conscientização aconteceu também em relação ao descarte regular do lixo. Fiscais ambientais da SEMADES estão com a campanha percorreram os comércios do Centro de Engenheiro Pedreira distribuindo cartilhas educativas esclarecendo a importância de o lixo ser colocado no lugar certo somente no dia e hora em que o caminhão for passar.

O objetivo da campanha é gerar a educação consciente em toda a população, porém, caso ocorra resistência quanto ao cumprimento das solicitações, serão aplicadas medidas legislativas. Para isso, os fiscais da SEMADES distribuíram cópias da Lei Complementar Municipal nº 017/2000, com o Código de Meio ambiente do município, com as proibições, penalidades e suas aplicações caso essas leis sejam descumpridas, para que todos as conheçam

Fundador e Editor do Site Japeri Online




Últimas Notícias

Abrace o Grupo Código

3 dias atrás