• Anúncio local - Faça o seu também


    Publicado em 19/04/2017 - 20:49 e atualizado em

    Bronquite, asma ou bronquiolite: qual a diferença?




    Na asma, bronquite ou bronquiolite o ato de respirar pode ser exaustivo. Pode cansar. Independentemente da idade, o esforço para fazer o ar entrar e sair dos pulmões pode ser extremamente difícil e desconfortável. Os músculos acessórios dos movimentos respiratórios entram em ação para ajudar a expandir os pulmões. As pessoas parecem respirar com a barriga de tanta força que fazem.

    Tanto a asma, como a bronquite ou a bronquiolite podem dar este quadro de dificuldade respiratória? Qual a diferença entre estas três condições? Como saber?

    As três situações podem dar desconforto respiratório de diferentes intensidades. No entanto, na asma e na bronquiolite a dificuldade para respirar pode ser mais significativa.

    As três situações cursam com obstrução das vias respiratórias. Porém, as causas e os mecanismos de obstrução são diferentes. Por isso é importante que se tenha o diagnóstico correto para que o tratamento – também diferente nas três condições-  possa ser adequadamente indicado. Vamos entender.

    Bronquiolite: é uma doença infecciosa, de causa viral, na maior parte das vezes causada pelo VRS, ou Vírus Sincicial Respiratório. Acomete bebês e crianças pequenas, geralmente menores de 2 anos de idade. Este vírus incide principalmente nos meses de outono e inverno. Na semana passada, em São Paulo, alguns Pronto Socorros infantis tiveram que fechar suas portas e em muitos hospitais não havia vagas em UTI tal quantidade de crianças pequenas acometidas. O vírus “ataca” a região do bronquíolo, provocando uma inflamação que estreita as vias respiratórias, dificultando a passagem do ar. Resultado: os bebês ficam cansados para respirar. Não há tratamento específico para este vírus. Por isso, muitas crianças ficam internadas para garantir a boa oxigenação do organismo . Dura de 7 a 10 dias e geralmente evolui bem.

    Sinal mais característico da bronquiolite: bebês ou crianças pequenas com respiração ofegante ou cansados para respirar, com ou sem febre. Nesta situação, procure rapidamente  atendimento médico.

    Bronquite: a bronquite é uma inflamação dos brônquios. Esta inflamação pode ser aguda ou crônica. A aguda é  geralmente causada por agentes infecciosos como vírus ou bactérias. Por isso pode ser acompanhada de febre e mal estar. A inflamação infecciosa nos brônquios estreita a passagem do ar, causando o desconforto para respirar. Pode acometer pessoas de quaisquer idades. Já a bronquite crônica pode ser causada por agentes irritantes dos brônquios como, por exemplo, o cigarro. A mucosa constantemente agredida e inflamada também estreita o calibre das vias respiratórias, dificultando a passagem do ar. O sintoma mais exuberante, seja da bronquite aguda ou da crônica,  é a tosse com catarro. As pessoas acometidas tossem para expelir as secreções que purgam nas vias respiratórias inflamadas. O tratamento da bronquite depende da sua causa e inclui também a limpeza das vias aéreas e a manutenção da oxigenação do organismo. Quando se suspeita de bronquite de causa bacteriana, os antibióticos podem ser indicados.

    Sinal mais característico da bronquite: tosse intensa,  constante, com expectoração.

    Asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por um espasmo da musculatura dos brônquios, ou seja, broncoespasmo. Os brônquios se “fecham”. Resultado: há um estreitamento – que pode ser intenso- das vias respiratórias causando muita falta de ar e desconforto para respirar. Este broncoespasmo inflamatório tem causas genéticas e pode ser desencadeado por alguns alérgenos ambientais, como cheiros específicos, pó ou pólen, por exemplo. Cada pessoa pode ter um desencadeante diferente. Evolui com períodos assintomáticos e períodos de crises. Hoje há muitas medicações para evitar que as pessoas suscetíveis entrem em crises agudas de risco.

    Sinal característico da asma: chiado no peito e dificuldade para expirar, isto é, para expelir o ar.

    Repórter do Site Japeri Online e estudante de Letras.




    Últimas Notícias