• Anúncio local - Faça o seu também


    Publicado em 31/12/2014 - 18:59 e atualizado em

    APAE Japeri

    O que é uma APAE?

    A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 02 mil municípios em todo o território nacional.

    A Apae de Japeri teve sua fundação em 05 de novembro de 1999 e é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, se saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos.

    O Movimento Apaeano

    O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

    O que é Deficiência?

    Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera-se pessoa portadora de deficiência (PPD) aquela que apresente, em caráter permanente, perdas ou restrições de sua estrutura ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental que gerem incapacidades por certas atividades, dentro do padrão considerado, normal para o ser humano.

    Conhecendo as Deficiências:

    Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmento do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

    Deficiência auditiva: perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis.

    Deficiência visual: refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínica e ou cirurgia e uso de óculos convencionais.

    Deficiência intelectual: funcionamento intelectual geral significativamente baixo da média, oriundo do período de desenvolvimento juntamente com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente as demandas da sociedade.

    Deficiência múltipla: é a associação no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiência com comprometimento que acarretam conseqüências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa.

     Conheça os Programas desenvolvidos na Apae de Japeri:

    Educação:

    O Programa desenvolve ações educacionais destinados as crianças e aos adolescentes, temos:

    A Estimulação Precoce: é um conjunto de ações busca estimular o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, a orientação a família é necessário nas  situações de dificuldades práticas e relacionamento com o filho.

    A Pré-escola: O programa de educação infantil que busca o desenvolvimento e integração social das crianças, com objetivo de desenvolver suas potencialidades, possibilita a inclusão na rede oficial de ensino.

    O Ensino Fundamental: é uma modalidade de atendimento, onde todos os alunos portadores de deficiência têm acesso ao ensino básico; crianças e adolescentes deverão ter acesso especializado na rede regular de ensino, permitindo assim concluir as sucessivas series da educação fundamental.

    Ambulatório

    Atendimentos especializados atuam de forma  terapêutica, podendo ser individuais ou em grupo e tem como objetivo: minimizar dificuldades emocionais, psicomotoras, cognitivas, sociais e de linguagem.

    Terapeutas Fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional,    fisioterapia,    psicopedagogia, assistência social e educação física.

    Oficinas: Música, artesanato, horta, pintura e hidroterapia e Natação.

     





    Últimas Notícias